RSS

Aumente a velocidade de navegação movendo o cache do navegador

18 set

Todo mundo quer rapidez na hora de navegar, claro. Um truque muito simples que exige pouco esforço é mover o cache do navegador para obter mais velocidade na hora de carregar imagens e outros ‘objetos’ de sites do HD. Para fazer isso, vamos criar um RAMDrive – que são discos virtuais que utilizam parte da memória RAM de uma máquina para armazenar dados –, sendo muito mais rápidos na transferência de dados do que o disco rígido normal. Confira a dica:

Começando

Primeiramente, é necessário baixar o programa Dataram RAMDisk, bem leve e fácil de usar que cria os discos virtuais citados. Clique aqui para baixar diretamente do desenvolvedor ou aqui para baixar pelo Baixatudo.

A transferência de cache para o disco virtual só pode ser feita pelo Firefox ou Google Chrome. Agora, vamos criar o novo disco:

Dataram RAMDisk

Inicie o programa baixado e altere o valor em “Disk Size” para 500MB, suficiente para armazenar o cache do navegador escolhido, marque a opção “FAT32 Partition”. Agora clique em “Start RAMDisk” para criar o disco.

70360

Vá na aba “Load and Save” e marque as opções “Load Disk Image at Startup” e “Save Disk Image on Shutdown”. Pronto! Caso apareça alguma janela clique em “OK”.

Magical Snap - 2010.11.17 03.07 - 004

Agora, vamos em “Iniciar” > “Computador”. Abra o novo disco que criamos à pouco. Você pode identificá-lo pelo tamanho.

Magical Snap - 2010.11.17 03.10 - 005

Agora crie uma nova pasta no disco chamada “CacheNavegador” (sem aspas), o caminho para esta pasta será “F:\CacheNavegador”, lembre-se de alterar a letra “F” caso seja outra no seu PC.

Pronto! Agora, devemos redirecionar o cache dos navegadores para a pasta criada, siga o tutorial:

No Firefox

Magical Snap - 2010.11.17 03.15 - 006

Abra o navegador e digite o comando “about:config” (sem aspas). Caso venha uma mensagem clique em “Serei cuidadoso, prometo!”.

Sem título

Com o botão direito do mouse, clique sobre um local em branco da tela e vá em “Nova preferência” > “String…”.

Magical Snap - 2010.11.17 03.21 - 007

Surgirá uma pequena janela, coloque o seguinte valor nela: browser.cache.disk.parent_directory e clique em “OK”. Surgirá uma nova janela, onde deve ser inserido o destino da nova opção, que, no caso do nosso tutorial, é o F:\CacheNavegador, lembre de alterar a letra “F” caso seja outra no seu disco. Após colocar o caminho, clique em “OK”. Pronto! Agora, feche todas as janelas do browser e reinicie o Firefox.

No Google Chrome

Sem título

Para fazer a transferência de cache no navegador do Google, basta fechar o navegador, caso o mesmo esteja aberto  e clicar com o botão direito do mouse sobre o atalho do Chrome e ir em “Propriedades”.

Magical Snap - 2010.11.17 03.26 - 008

Na janela que surge, coloque o código -disk-cache-dir=”E:\CacheNavegador” no campo “Destino:” após o destino original que está lá. Como na imagem acima. Após alterar, clique em “OK”. LEMBRE-SE: mude a letra “E” caso o seu disco seja com outra diferente.

Pronto! Note que a velocidade de navegação aumentará consideravelmente – em até 20%.

Pode não fazer milagres, mas que ajuda, ajuda. Diga a sua experiência com a dica e se ela foi de bom proveito nos comentários.
(Douglas Ciriaco)

 
Deixe um comentário

Publicado por em setembro 18, 2012 em Editorial

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: